terça-feira, 10 de maio de 2011

Episiotomia - O que é e para que serve?
Onde geralmente é feito o corte
 
Região do períneo

Episiotomia é um corte cirúrgico feito no períneo (região muscular que fica entre a vagina e o ânus) durante o parto normal e serve para conseguir mais espaço para o bebê passar, "facilitando" (apressando) assim o nascimento do mesmo.

Esse corte provoca danos sexuais importantes, dor intensa, freqüentemente complicações infecciosas e urinárias e problemas como incontinência urinária e fecal.

Assim como a maioria das intervenções, ela não deveria ser usada rotineiramente e somente ser feita APENAS quando fosse extremamente necessário (onde a porcentagem de real necessidade é mínima!) e, pra variar, não é o que acontece. Ela faz parte do uso rotineiro da grande maioria dos médicos, infelizmente.

Isso que vos falo foi compravado científicamente, que seu uso é (na grande maioria das vezes) totalmente desnecessário e que em alguns (pouquíssimos) casos é discutível. Mas não é o que se vê por aí. Aqui no Brasil então, nem se fala! Quando não cortam em cima (cesárea) cortam embaixo (episiotomia).

Muitas pessoas vem me questionar quanto à episio e ficam até de boca aberta quando digo que não é necessário. E para evitarmos passar por essa cirurgia desnecessáriamente temos que procurar profissionais humanizados (humanizados mesmo, ok?), que respeitem nosso corpo e nosso momento.

Então a laceração natural é melhor que a cirurgia (episiotomia) ?

Sim, claro que sim! A laceração, SE ocorrer, é um rompimento natural. Por respeitar o desenho natural do tecido, a recuperação do períneo é muito mais rápida e os traumas infinitamente menores se comparados com a episiotomia.

Há alguma coisa que pode ser feita para evitar também a laceração natural ?

Há sim coisas que podemos estar fazendo, inclusive podemos fortalecer essa região (o períneo) e assim evitar ou diminuir as chances de uma laceração natural. São elas:

Massagem perineal (título do próximo post) ;D ;
Aparar o períneo (com compressas mornas; geralmente médicos humanizados (humanizados mesmo) fazem isso;

Usar posições verticais para parto;

Evitar fazer força no período expulsivo (quando o bebê estiver coroando) ao invés de força, calma, tranquilidade, respiração, esperar que o bebê venha calmamente no seu tempo. Caso faça força nesse período, ele virá como uma bala, numa velocidade grande e aí sim, uma grande chance de laceração do períneo.

Óleo vegetal para massagear o períneo no período expulsivo.

Mas atenção, ainda que aconteça a laceração natural, não tem nem como comparar à episio que é uma cirurgia! Como citei, a laceração (SE ocorrer) é natural. E muitas pessoas conseguem parir com períneo íntegro (sem lacerações) ainda que o bebê seja grande!

Portanto, fujam dessa agressão! Seu corpo não merece passar por isso, principalmente num momento tão lindo como o nascimento de um filho e DESNECESSARIAMENTE
Como induzir o trabalho de parto naturalmente?

Ansiedade é uma das coisas mais presentes numa gestação. Mas quando chegamos nas últimas semanas é que o bicho pega e começam as perguntas incovenientes e incessantes: "Ainda não nasceu?" - "Esse bebê não tá passando da hora, não?" , "Será que precisarei fazer a cesárea ?" - "Será que está acontecendo algo de errado?" - "Será que meu filho está bem?" - É hora de respira lento e profundamente...

Primeiro: um bebê a termo pode nascer entre 37 e 42 semanas normalmente, naturalmente e sem problema algum! Não existe prazo de validade para bebês! E as USG (ultrassonografias) tem uma margem de erro para mais e para menos. Portanto, se você entrou na 37ª semana agora, mantenha a calma. Não custa nada esperar mais um pouquinho, né? Já esperou 37 semanas! O que são mais 5?

Segundo: Agora mais do que nunca é o momento de relaxar totalmente! Se desligar de tudo. Se você começar a pirar, pensando o dia inteiro que vai passar da hora, realmente você vai começar a atrapalhar. O bebê sente tudo! Lembrem-se disso!

Terceiro: quem decide a hora de nascer não é você e muito menos o médico e sim o seu filho! Portanto, se acha que já está demorando, converse bastante com ele, diga o que está sentindo, se tem algum medo coloque pra fora... Prepare-se também! O psicológico influencia muito. Dependendo de você ele poder AJUDAR ou ATRAPALHAR!

IMPORTANTE dica - mantenha distância de palpiteiros, pessoas desinformadas, de quem não te passa confiança e não te apoia na sua escolha e se puder, diga que o bebê só vem um mês após o tempo real.

Segue abaixo as dicas para induzir o parto naturalmente:

Obs: Essas dicas só devem ser utilizadas após as 40 semanas!

O famoso 3 hots:

Hot sex (sexo quente = fazer amor com prazer)

Fazer amor sem camisinha pode ajudar na indução do parto através de duas maneiras:

- O esperma contém prostaglandinas (hormônio envolvido no parto), que por sua vez ajudam a amolecer o colo do útero.

- O orgasmo feminino também pode ajudar a induzir o parto naturalmente, pois quando a mulher tem orgasmo é liberada uma grande quantidade de ocitocina (outro hormônio envolvido no parto, o hormônio do amor).

Obs¹: O esperma não traz riscos antes do final da gravidez, desencadeando partos prematuros. Ele só poderá ter algum efeito se o colo do útero já estiver maduro.

Obs²: Após o rompimento da bolsa das águas não deve-se ter relações sexuais, pois o mesmo pode aumentar os riscos de infecção.

Estimular os mamilos prazerosamente. Ajuda a produzir ocitocina que ajuda a produzir contrações uterinas. Pode-se estimular os mamilos acompanhada ou sozinha, enquanto fazem amor ou não.

Hot bath (banho quente)

Estudos científicos comprovam que o uso da água quente no trabalho de parto é um excelente coadjuvante no combate à tensão e à dor. A água também ajuda a circulação sanguínea e no relaxamento dos músculos, conseqüentemente, ajuda na dilatação.

Hot Food (comida apimentada, picante ou condimentada)

Comida indiana e tailandesa por exemplo, por causa da combinação dos temperos, mas as nossas comidas também são boas.

Exercitar-se

Caminhar bastante, acocorar (agachar), rebolar na bola suíça e fora também, dançar e engatinhar. Sugiro descanso também, pois trabalho de parto, também requer descanso, nos intervalos.

Chá quente

De canela, cravo, gengibre e framboesa ajudam a provocar contrações uterinas.

Óleo de ricino

É um laxante bem potente, estimulando as contrações dos intestinos estimula também as contrações uterinas. Este é o último método que as pessoas usam normalmente quando nada funcionou por que você entra em trabalho de parto com uma diarréia forte. Normalmente as pessoas misturam a dose de oléo com suco de laranja ou tem gente que faz um milk shake.

Fonte: Tirei algumas coisas daqui, umas coisas eu sabia e outras aprendi no curso.
Gostaram das dicas? Espero que sim e que essa postagem possa levar informações a muitas pessoas!

Como o treinar o nascimento com EPI NENHUM?

EPI NENHUM - Formação Nascimento exercícios começar por inserir o balão de cerca de dois terços do caminho para a vagina. O balão é estabilizado por sua cintura contornada nesta posição na abertura vaginal. (1) .






O balão é então inflado com cuidado com a bomba de mão. A pressão do balão pode ser reduzida a qualquer momento, abrindo a válvula de alívio de pressão na bomba.
O balão inflado não só alonga a musculatura vaginal, permite que a mãe treinae e experimente a sensação de empurrar para fora o bebê durante o parto (2) .

Esses exercícios também prepara a mãe para o nascimento iminente do bebê.
http://www.avoidepisiotomy.com/beratung_e.html
Viva a 'auforria'. Mulheres libertas da ditadura da 'beleza' artificial...


Texto: Martha Medeiros

Ela é loira e linda. Tem 20 anos. Modelo profissional. Saiu na última edição da revista americana Glamour ilustrando uma reportagem sobre autoimagem, e foi o que bastou para causar um rebuliço nos Estados Unidos. A revista recebeu milhares de cartas e e-mails. Razão: a barriga saliente da moça.

Teor das mensagens: alívio. Uma mulher com um corpo real.

Não sei se Lizzie Miller, que ficou conhecida como a mulher da página 194, já teve filhos, mas é pouco provável, devido à idade que tem.

No entanto, quem já teve filhos conhece bem aquela dobrinha que se forma ao sentar. E mesmo quem não teve conhece também, bastando para isso pesar um pouco mais do que 48 quilos, que é o que a maioria das tops pesa. Lizzie não é um varapau — atua no mercado das modelos “plus size”, ou seja, de tamanhos grandes. Veste manequim 42, um insulto ao mundo das anoréxicas.

A foto me despertou sentimentos contraditórios.. Por mais que estejamos saturados dessa falsa imagem de perfeição feminina que as revistas promovem, há que se admitir: barriga é um troço deselegante. É falso dizer que protuberâncias podem ser charmosas. Não são.

Só que toda mulher possui a sua e isso não é crime, caso contrário, seríamos todas colegas de penitenciária. Sem photoshop, na beira da praia, quase ninguém tem corpaço, a não ser que estejamos nos referindo a volume. Se estivermos falando de silhueta de ninfa, perceba: são três ou quatro entre centenas. E, nesse aspecto, a foto de Lizzie Miller serve como uma espécie de alforria. Principalmente porque ela não causa repulsa, ao contrário, ela desperta uma forte atração que não vem do seu abdômen, e sim do seu semblante extremamente saudável. É saúde o que essa moça vende, e não ilusão.

Um generoso sorriso, dentes bem cuidados, cabelos limpos, segurança, satisfação consigo próprio, inteligência e bom humor: é isso que torna um homem ou uma mulher bonitos. Aquelas meninas magérrimas que ilustram editoriais de moda, quase sempre com cara de quem comeu e não gostou (ou de quem não comeu, mas gostaria), são apenas isso: magérrimas. Não parecem pessoas felizes. Lizzie Miller dá a impressão de ser uma mulher radiante, e se isso não é sedutor, então rasgo o diploma de Psicologia que não tenho. Ela merecia estar na primeira página, mas, mesmo tendo sido publicada na 194, roubou a cena.
Que reação a foto causou em você? Repúdio ou alívio?