terça-feira, 27 de setembro de 2011


Comissão Perinatal de BH recebe premio internacional

 Publicado em 23/09/2011 13:01:02 
Garantia de acessos a leitos de alto risco, aprimoramento da gestão Hospitalar, investigação de óbitos de mães e bebês, implantação de uma política de humanização da assistência pré-natal e maternidade e a criação do Movimento BH Pelo Parto Normal. Essas são algumas das iniciativas que contribuíram para que a Comissão Perinatal da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) receba o premio “Concurso Nacional de Boas Práticas e Fotografias em Maternidade Segura.

O concurso é uma iniciativa da OPAS/OMS no Brasil e tem como objetivo promover e difundir as experiências exitosas de Boas Práticas em Iniciativa de Maternidade Segura promovidas pelos estados brasileiros.

Participaram do concurso onze iniciativas, de nove estados diferentes. Desse total, três iniciativas foram premiadas – A Comissão Perinatal de Belo Horizonte, “Mãe Curitibana”, de Curitiba e a Casa Zilda Arms, do Hospital Sofia Feldman, também na capital mineira. As iniciativas vencedoras receberão um premio em dinheiro, no valor de três mil dólares, cada uma.

Essas iniciativas foram premiadas em nível estadual e agora concorrerão com as melhores experiências estaduais das Américas. Para a coordenadora da Comissão Perinatal da SMSA, Sonia Lansky esse prêmio é um resultado de muito trabalho e dedicação. “O prêmio é um reconhecimento para o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Comissão Perinatal há mais de uma década, para a qualificação do atendimento a gestante e ao recém-nascido. O premio respalda todas as iniciativas e nos traz mais fôlego para continuar seguindo nesse caminho”, comemora a coordenadora.

A coordenadora ressaltou ainda a importância do Hospital Sofia Feldman também ter sido premiado. “O Sofia Feldman é um hospital que alimentou o trabalho da Comissão Perinatal e contribuiu para a implantação de boas práticas, como as Doulas – voluntárias da comunidade oferecem apoio físico e emocional às usuárias e suas famílias durante o pré-parto e parto, o direito a acompanhante durante o parto, conseguindo levar essas práticas para as maternidades da cidade e todo o país. O Sofia é o exemplo do SUS que dá certo e esse prêmio é merecido”, afirma Lansky.

COMISSÃO PERINATAL


Criada em 1997, a Comissão Perinatal da SMSA tem o desafio de reduzir a taxa de mortalidade infantil. Há quatorze anos, todos os aspectos da maternidade são amplamente discutidos em um fórum permanente da Comissão Perinatal.

O trabalho tem representação de movimentos sociais organizados, gestores e trabalhadores da saúde pública, além de entidades do setor e maternidades credenciadas pelo SUS-BH.

Os debates são contínuos e têm o objetivo de buscar uma assistência de qualidade às gestantes. “Estamos envolvidos para garantir os direitos das mulheres e das crianças, promovendo uma maternidade com segurança e apoio, proporcionando uma vivência prazerosa, familiar e social. É isto que representa o nascimento de uma criança”, explica a coordenadora da Comissão Perinatal da SMSA, Sônia Lansky.

Em uma década de mobilização, o esforço do grupo foi preponderante para os avanços da política de saúde pública no tema maternidade.


comissaoperinatal@pbh.gov.brTel:             31 3277-5053      

http://img97.imageshack.us/img97/2250/assemailcomissaoperinat.jpg