terça-feira, 10 de maio de 2011

Episiotomia - O que é e para que serve?
Onde geralmente é feito o corte
 
Região do períneo

Episiotomia é um corte cirúrgico feito no períneo (região muscular que fica entre a vagina e o ânus) durante o parto normal e serve para conseguir mais espaço para o bebê passar, "facilitando" (apressando) assim o nascimento do mesmo.

Esse corte provoca danos sexuais importantes, dor intensa, freqüentemente complicações infecciosas e urinárias e problemas como incontinência urinária e fecal.

Assim como a maioria das intervenções, ela não deveria ser usada rotineiramente e somente ser feita APENAS quando fosse extremamente necessário (onde a porcentagem de real necessidade é mínima!) e, pra variar, não é o que acontece. Ela faz parte do uso rotineiro da grande maioria dos médicos, infelizmente.

Isso que vos falo foi compravado científicamente, que seu uso é (na grande maioria das vezes) totalmente desnecessário e que em alguns (pouquíssimos) casos é discutível. Mas não é o que se vê por aí. Aqui no Brasil então, nem se fala! Quando não cortam em cima (cesárea) cortam embaixo (episiotomia).

Muitas pessoas vem me questionar quanto à episio e ficam até de boca aberta quando digo que não é necessário. E para evitarmos passar por essa cirurgia desnecessáriamente temos que procurar profissionais humanizados (humanizados mesmo, ok?), que respeitem nosso corpo e nosso momento.

Então a laceração natural é melhor que a cirurgia (episiotomia) ?

Sim, claro que sim! A laceração, SE ocorrer, é um rompimento natural. Por respeitar o desenho natural do tecido, a recuperação do períneo é muito mais rápida e os traumas infinitamente menores se comparados com a episiotomia.

Há alguma coisa que pode ser feita para evitar também a laceração natural ?

Há sim coisas que podemos estar fazendo, inclusive podemos fortalecer essa região (o períneo) e assim evitar ou diminuir as chances de uma laceração natural. São elas:

Massagem perineal (título do próximo post) ;D ;
Aparar o períneo (com compressas mornas; geralmente médicos humanizados (humanizados mesmo) fazem isso;

Usar posições verticais para parto;

Evitar fazer força no período expulsivo (quando o bebê estiver coroando) ao invés de força, calma, tranquilidade, respiração, esperar que o bebê venha calmamente no seu tempo. Caso faça força nesse período, ele virá como uma bala, numa velocidade grande e aí sim, uma grande chance de laceração do períneo.

Óleo vegetal para massagear o períneo no período expulsivo.

Mas atenção, ainda que aconteça a laceração natural, não tem nem como comparar à episio que é uma cirurgia! Como citei, a laceração (SE ocorrer) é natural. E muitas pessoas conseguem parir com períneo íntegro (sem lacerações) ainda que o bebê seja grande!

Portanto, fujam dessa agressão! Seu corpo não merece passar por isso, principalmente num momento tão lindo como o nascimento de um filho e DESNECESSARIAMENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário