quarta-feira, 30 de março de 2011

DICAS DE DOULA
Sobre violência no atendimento, diálogo entre os profissionais envolvidos.
Relato feito pela mulher assistida.

Bem os comentários foram péssimos, tipo:
Obstetra para o anestesista: "Ô Fulano, essa que queria ter parto natural."

Anestesista: "É doida, nunca ia dar conta... aonde?"

Obstetra: "No Sofia Feldeman, aquele açogue (risadas) ela queria de cócoras..."

Anestesista pra mim: " Onde vc está com a cabeça, minha filha?! Não tem responsabilidade? Acha que ia aguentar a dor??? (mais risadas)

Obstetra pra mim: " Vc acha que é índio? Lá não tem médico (na casa de parto). Agora vê Fulano (anestesista), eu estudo tantos anos, sou médico à tantos anos e uma Doula e Enfermeira acham que podem tomar meu lugar..."

Eu: Só chorando pergunto: Que cheiro é esse de queimado?

Obstetra: "Estamos fazendo um churrasco de vc.. assando sua Picanha..(nuitas risadas de todos... menos de mim...)
Olha (...), hoje lembrando sinto muita indignação... nossa...

MINHA RESPOSTA
Mensagem  #1749 de 1751#, - P - somente o tempo vai ajudar voce a superar tanta violência sofrida. Infelizmente, o que temos assistido no cenario parto/nascimento é essa mecanizaçao do parto. Seja ele cesa eletiva, cesa intraparto, seja normal/natural, quando nao se tem, alem de meros profissionais, pessoas sensibilizadas com o NASCER. Assisteremos ainda, com muita tristeza, essa falta de acolhimento/respeito. O que mais choca é saber que eles, realmente, ACREDITAM, que estam 'ajudando' uma mulher, quando evita que ela 'sofra' a dor do parto. Quanta 'ignorancia'. Isso é o que as escolas de medicina ensinam, o lado mecanizado, intervencionista, mas nao o lado da FISIOLOGIA NATURAL do corpo humano como um todo. Basta ampliar nossa visao e veremos que em todas as areas da medicina tradicional é mais de intervençao, do que de prevençao. Choca-me tudo isso. Que cenario infeliz. Que a medida que o tempo for passando voce e sua pequena possam ir superando cada vez mais. Com isso ganhando mais e mais intimidade, assim vais VENCENDO todo o terrorismo imposto por pessoas insensiveis, contaminadas com o 'não' sentir. Voce ja é vencedora por si só. Mulheres sao vencedores, basta ver o que uma gravidez é capaz de fazer conosco e, ainda assim, mulheres engravidam. Oh, coisa boa! Uma gravidez é 'mergulhar' no escuro, é entregar-se de corpo e alma a 'perda do controle'. É ser plena, é ser vazia, é ser tudo e nada ao mesmo tempo. Isso, Priscila, nenhum sistema pode nos tirar, entao por tudo isso e muito mais, é que mulheres ainda engravidam. Pois, homens e mulheres 'robotizadas', perdem a oportunidade de conhecer o desconhecido, de superar o 'insuperavel'. Muito orgulho tenho de mulheres que como voce, se entregam a maternar, mesmo pos passado tudo o que passou. Isso é ATO heroico. Só voces podem, só voces conseguem, isso é a MAIOR VITÓRIA. Nenhum sistema pode vencer o AMOR INCONDICIONAL. Oh, que maravilha. Abraço bem quentinho e aconchegante. Isabel

Nenhum comentário:

Postar um comentário